apaixonados-por-acordeon-rafael-vanazzi
Aprender a tocar um instrumento musical desde cedo traz vários benefícios para as crianças. No entanto, elas não poderão absorver esses benefícios sentando-se em aulas de música e concordando com a cabeça. A criança precisa se envolver com a música pela curiosidade e pelo encanto. Por isso resumimos neste artigo 10 razões pelas quais seu filho deve aprender a tocar um instrumento.

MELHORA A MEMÓRIA

Todos os anos são feitas pesquisas diversas sobre o processo de memorização no cérebro da uma criança. E todos confirmam sempre a mesma teoria: a participação na música desde cedo melhora a capacidade de aprendizado e a memória das crianças, estimulando diferentes padrões de desenvolvimento cerebral.
Aprender a tocar um instrumento ensina as crianças a criar, armazenar e recuperar memórias de forma mais eficiente.

ESTIMULA A CRIATIVIDADE

Praticar música é um processo de criação. Aprender a tocar um instrumento faz maravilhas para o lado criativo do cérebro de uma criança.
Não importa o quanto um professor de música ensine uma composição, ele jamais irá expressar completamente como uma peça de música deve ser tocada. Isso vale para todos, em qualquer idade.
Sendo assim, cabe ao aluno colocar sua própria imaginação na hora de criar uma música. Na prática o que ocorre é: toda vez que seu filho segura um instrumento para treinar, ele coloca uma parte de sua personalidade no processo. Isso dá às crianças um estímulo saudável de canalizar sua capacidade criativa interior.

ENSINA PACIÊNCIA

A paciência é uma das virtudes mais importantes no aprendizado infantil. Aprender a tocar um instrumento musical nos ensina a ter que insistir e aceitar que iremos errar muitas vezes até acertar. Muitas horas, dias e até anos de prática são necessários para dominar um instrumento.
Desde que não sejam forçadas a agir assim, as crianças entendem por conta própria que, quanto mais paciência e persistência alguém coloca em algo, melhores serão os resultados.
Além disso, as aulas de música também fazem com que as crianças entendam como estabelecer metas. Eles poderão definir metas de curto e longo prazo para aprender uma nota específica ou uma nova música com muitas notas diferentes.

AUMENTA A AUTO DISCIPLINA E GERENCIAMENTO DE TEMPO

Aprender a tocar um instrumento não é uma habilidade que se conquista da noite para o dia. As crianças percebem desde cedo que leva tempo e esforço.

Se elas receberem o estímulo como um processo de aprendizagem divertido, não se importarão de dedicar tempo para praticar até mesmo fora das rotinas de aula.

Isso ajuda a criança a organizar suas tarefas diárias e usar a disciplina na rotina.

Colocar a criança em contato com instrumentos musicais funciona como uma chave. Eles são curiosos e entusiasmados por natureza, e a disciplina que brota naturalmente na criança é como uma chave que aciona o controle de si mesmo.

MELHORA A COORDENAÇÃO

Tocar um instrumento significa que o cérebro irá trabalhar de forma rápida, eficiente e em sintonia com o corpo.

Durante as aulas as crianças precisam se concentrar na leitura da música, na “conversão” das notas e no movimento físico de tocar no ritmo certo. Como resultado, eles melhoram a coordenação.

AUMENTA A AUTO CONFIANÇA E AUTO ESTIMA

Tocar um instrumento ajuda seu filho a se sentir confortável para se expressar. Fazer isso de forma artística é infinitamente bom para a auto estima.

À medida que a criança começa a dominar o instrumento, ela vai desejar tocar na frente de algumas plateias, começando com seu círculo de confiança (professores, pais e irmãos), e ramificando-se para grupos maiores (outros alunos, amigos e desconhecidos).

Aprendendo desde cedo a criança entende que se apresentar é o mesmo que brincar em público. Isso ajuda a criança a se sentir confiante no desempenho de suas habilidades em qualquer contexto.

MELHORA AS HABILIDADES DE ESCUTA

Tocar um instrumento exige que os alunos ouçam atentamente uma série de coisas diferentes. Eles não apenas precisam ouvir as instruções do professor, mas também precisam prestar atenção ao ritmo, tom, velocidade, textura e outros pequenos detalhes.

Isso melhora a capacidade de escuta da criança. Além disso, também os ajuda a aumentar seu nível de concentração e atenção geral.

INTRODUZ NOVAS CULTURAS E HISTÓRIA

Toda música é um reflexo da cultura e da era em que foi composta. A música de uma época fala muito de seus eventos históricos e estilo de vida de gerações.
Apresentar uma criança a vários tipos de música permitirá que ela vislumbre o passado com um “olhar” interessado em culturas diversas.
A criança deve aprender música descobrindo sobre quando a peça foi escrita e as circunstâncias que cercam a composição. Ela vai ser encorajada a criar uma história na mente toda vez que pratica um instrumento.
Isso desperta a curiosidade das criança para pesquisar e apreciar outras épocas, culturas, lugares e costumes variados.

MELHORA AS HABILIDADES SOCIAIS

Tocar um instrumento não é bom apenas para o cérebro do seu filho, também é ótimo para expandir seu círculo social.
Participar de um grupo musical desde cedo o incentiva a desenvolver relacionamentos com outras crianças de diferentes origens. Também desenvolve habilidades de liderança e formação de equipe. Além disso, ensina-os a serem gentis e atenciosos com seus companheiros de grupo.

10 Razões para que seu filho aprenda a tocar um instrumento rafa vanazzi apaixonados por acordeonESTIMULA A INTELIGÊNCIA

O mundo inteiro sabe que o QI de Einstein era excepcional. Leia essa declaração que ele registra numa carta escrita a um amigo em 1936:
“A vida sem tocar música é inconcebível para mim. Vivo meus sonhos na música. Se não fosse físico, acho que seria músico. Eu penso em termos de músicas. Vejo minha vida em termos de música.” – Albert Einstein
Muitos estudos mostram uma ligação entre a formação musical e o sucesso académico, tanto em crianças como em adultos. Aprender a tocar um instrumento estimula as células cerebrais, melhorando funções como memória e habilidades de raciocínio abstrato, que são essenciais para matemática e ciências.

APRESENTE A SEU FILHO O “APAIXONADOS POR ACRODEON”

Não resta dúvida, a música ajuda a trazer equilíbrio e harmonia na vida de uma criança. Quando elas aprendem a tocar um instrumento encontram mais saídas para canalizar a criatividade e as emoções.
Por isso, que tal mostrar ao seu filho o trabalho desenvolvido pelo musicista Rafa Vanazzi que criou o curso ‘Apaixonados Por Acordeon”? Quem sabe será uma boa oportunidade de inserir seu filho no mundo maravilhoso da música aprendendo a tocar um acordeon?
Se gostou da ideia, é só clicar aqui para conhecer o método e ver como entrar em contato com a gente.
Até a próxima e boa semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.