Quando falamos de acordeon também podemos escutar as variações sanfona e gaita. Mas afinal as três se referem ao mesmo instrumento? A resposta é sim, e é possível encontrar as 3 variações nos quatro cantos do Brasil!

Ficou intrigado e quer entender melhor as diferenças? Confere o que nós, do Apaixonados por Acordeon, trouxemos para você neste artigo!

A origem dos termos

Quando o acordeon chegou ao Brasil lá no final do século XIX, ele era conhecido como Concertina, que é o acordeon cromático de botão com 120 baixos.

Ele popularizou rapidamente em três regiões específicas do Brasil: sul, centro-oeste e nordeste. Os primeiros ritmos tocados eram associados às canções folclóricas da cultura dos colonizadores e imigrantes – os portugueses, alemães, italianos, franceses e espanhóis.

Nós contamos aqui no blog anteriormente um pouco mais sobre a história e a chegada do acordeon no nosso país! Clique aqui para saber mais.

Diferenças entre Acordeon, Sanfona e Gaita
Diferenças entre Acordeon, Sanfona e Gaita

As diferenças regionais no Brasil

Apesar de ter outros nomes, o termo acordeon é o mais utilizado e de certa forma o mais “correto” de se usar. Considerando sua origem estrangeira, seu nome partiu do mesmo princípio: o estrangeirismo.

Entretanto, isso não deixou que o instrumento fosse menos amado ou reconhecido em solo brasileiro. Veja mais sobre a utilização em cada região do Brasil:

Gaita no Sul

Como já falamos anteriormente aqui no blog, a primeira região que o instrumento encontrou foi o sul. Com a vinda dos imigrantes por volta de 1836 – 1845, a “gaita” popularizou-se na região e substituiu rapidamente a rabeca e viola de suas funções nas músicas tradicionais.

Acredita-se que esse nome foi dado devido o mecanismo interno do instrumento que se assemelha muito às gaitas de boca. Além disso, o Cheng que deu origem ao instrumento era tocado através do sopro lembrando também as gaitas de boca. Outras pessoas ainda associam tal nome à gaita de fole.

Acordeon no Sudeste

Muito utilizado no Rio de Janeiro e em São Paulo, o acordeon é classificado como o mais correto por ser mais fiel à origem do instrumento. Acredita-se que sua aparição se deu como derivação das palavras em alemão akkordium e em francês accordéon.

Sanfona no Nordeste

Não só conhecido no Nordeste, mas também a forma mais popular, a “sanfona” ganha seu espaço pela forte relação com a cultura nordestina. A palavra sanfona tem sua origem do grego symphonía e do latim symphoniaembora e está mais relação com um instrumento de cordas, parecido com o violino, porém mais rudimentar.

Independente disso, o instrumento encontrou no Nordeste um leque de novas opções e ritmos tornando-se a região na qual o ritmo foi mais bem recebido e popularizado para o resto do Brasil.

Acordeon ou acordeão?

Acordeon está atrelado ao nome originário do instrumento, enquanto o acordeão é a tradução para o português brasileiro. De fato, ambas as formas do termo estão corretas, é comum encontrar as duas formas em uso!

Por que se popularizou tanto no Brasil?

O acordeon popularizou-se no Brasil justamente por ter uma potência sonora muito maior que a dos instrumentos de corda. Assim, seu som possibilitava que mais pessoas pudessem ouvir o seu som.

Dessa forma, o acordeon pode ser introduzido nos ritmos brasileiros de forma fácil e rápida, além de ser bem aceito em uma época na qual os equipamentos de som não eram tão potentes como nos dias de hoje.

A paixão pelo instrumento;

O acordeon encantou os brasileiros não só pelo seu som potente, mas também pela sua diversidade de sons. Assim, encontraram em tal instrumento uma imensidão de novos ritmos e tons que possibilitaram aos músicos uma nova paleta de sons e arranjos.

A paixão da cultura brasileira pelo acordeon é tão grande que em 2021 foi instaurado o Dia Nacional do Sanfoneiro. Celebrado no dia 26 de maio, o instrumento ganhou seu devido reconhecimento já que faz parte dos ritmos mais tradicionais da nossa cultura como o forró e o baião.

O acordeon nas festas populares brasileiras;

Quando falamos de música e acordeon não podemos deixar de fora as tradicionais festas que contam com o instrumento! Tradicionalmente são as Festas Juninas que trazem consigo o acordeon e o resto do trio para dar play no forró!

Os festejos juninos encontram no acordeon a tradição e atravessam o Brasil inteiro e conta com grandes talentos na sanfona por todos os quatros cantos do país.

Os grandes mestres do acordeon;

No Brasil, o acordeon se consagrou em diversos ritmos e com grandes nomes da nossa música popular, como Renato Borghetti, aos inesquecíveis Mário ZanSivucaHermeto PascoalDominguinhos e Luiz Gonzaga.

Esses grandes talentos influenciam até hoje as pessoas mais simples, desde os amantes da música até os aventureiros que encontram no acordeon uma forma de tocar os seus sentimentos.

Como aprender acordeon?

Pode parecer complexo, mas não é! Na verdade, assim como a construção de uma casa aprender a tocar acordeon também leva tempo e depende de etapas para ser finalizado.

Para compreender melhor a analogia, devemos pensar na estrutura e considerar como o alicerce do acordeon, o ritmo. Após o alicerce, devemos colocar as paredes que aqui é entendido como a melodia do instrumento para só depois podermos colocar o telhado, ou seja, a harmonia.

Não devemos nos apressar quando o assunto é aprender, por isso é sempre importante iniciar com a base para depois podermos construir em cima!

Aprender a tocar acordeon online funciona?

Sim! Aprender um instrumento com o acordeon de forma online não só traz consigo maior comodidade, como também lhe coloca junto de outros apaixonados por acordeon em busca de manusear com maestria esse instrumento cheio de história e significado para o povo brasileiro.

É por isso que com a metodologia do Rafael Vazzani você pode se dedicar ao aprendizado com um especialista em ensino online e um verdadeiro apaixonado por acordeon!

Venha saber mais sobre o acordeon com a gente para exercitar sua mente e seu coração com este instrumento representativo da cultura brasileira!

_

Imagens gentilmente cedidas por Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.