Em reconhecimento a importância desse instrumento no Brasil a data 26 de maio foi escolhida para se comemorar sua existência. Em 2021, pela primeira vez no país, o Dia Nacional do Sanfoneiro foi comemorado e precisou ser online devido à pandemia. O reconhecimento de uma Data Comemorativa recobra a memória do instrumento e a importância de grandes artistas e cidadãos do Brasil que enriqueceram a cultura Nordestina e a Música Popular Brasileira. É claro que nós, Apaixonados por Acordeon, não deixaríamos de trazer uma informação dessas, bora saber um pouco mais?

Aula de acordeon com Rafael Vanazzi - Dia nacional do SanfoneiroA importância dessa homenagem

A cultura é parte fundamental da identidade de um povo. Datas Comemorativas relacionadas aos legados musicais brasileiros ressaltam e incentivam a organização de eventos, homenagens e festivais de grandes artistas. Assim, a data escolhida teve como objetivo homenagear não só o legado do acordeon na cultura brasileira, como também o músico Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca, que nasceu em 26 de maio, mantendo o acordeon vivo na memória de todos nós.

Acordeon: o brasileiro reconhece seus artistas consagrados?

O artista é importante na sociedade muito além apenas do entretenimento. Seu papel e atuação são indispensáveis para o desenvolvimento intelectual, formação de opinião, inclusão social, educação, além de ser a forma tocante de mostrar o mundo através de outras lentes. Muitos brasileiros, especialmente na Região do Nordeste, reconhecem seus artistas e dançam os ritmos de consagrados como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e o próprio Sivuca. Entretanto, o acordeon – com seus mais diversos nomes – é imensamente amado em todas as regiões do país, de norte a sul.

E os músicos modernos, são respeitados?

Os músicos modernos possuem seu espaço na indústria musical, mas ainda ouvimos comentários com a tentativa de equiparar os novos artistas com os clássicos – de que eles nunca chegariam aos pés dos grandes mestres. Mas, a arte se transforma e da mesma forma que não há nada de errado em usar o clássico como inspiração, também não há nada de errado em inovar e sair da caixa com novos ritmos!

Investimentos e recursos culturais no país

Em 2021, os recursos públicos destinados à realização de atividades culturais no país tiveram queda de 10% neste ano. Segundo o levantamento realizado pelo Rotas da Cultura, os efeitos atingiram todos os campos do ramo. Consequentemente, os investimentos e recursos para o instrumento no Brasil têm sido cada vez menores. Entretanto, o acordeon não perde seu espaço no meio de tantos apaixonados que o mantém vivo em todo o Brasil.

Como aprender acordeon

Pode parecer complexo, mas não é! Na verdade, assim como a construção de uma casa aprender a tocar acordeon também leva tempo e depende de etapas para ser finalizado. Para compreender melhor a analogia, devemos pensar na estrutura e considerar como o alicerce do acordeon, o ritmo. Após o alicerce, devemos colocar as paredes que aqui é entendido como a melodia do instrumento para só depois podermos colocar o telhado, ou seja, a harmonia. Não devemos nos apressar quando o assunto é aprender, por isso é sempre importante iniciar com a base para depois podermos construir em cima!

Aprender a tocar acordeon online funciona?

Sim! Aprender um instrumento com o acordeon de forma online não só traz consigo maior comodidade, como também lhe coloca junto de outros apaixonados em busca de manusear com maestria esse instrumento cheio de história e significado para o povo brasileiro. É por isso que com a metodologia do Rafael Vazzani você pode se dedicar ao aprendizado com um especialista em ensino online e um verdadeiro apaixonado por acordeon! Venha saber mais sobre o acordeon com a gente para exercitar sua mente e seu coração com este instrumento representativo da cultura brasileira! *** Crédito das imagens: gentilmente cedidas por DIÁRIO DO NORDESTE  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.