apaixonados-por-acordeon-rafael-vanazzi

Se você está decidido a começar a aprender acordeon com certeza uma hora dessa essa dúvida vai surgir na sua cabeça: Acordeon de 80 ou 120 baixos: qual a diferença?

A primeira coisa que você precisa fazer para começar seus estudos é comprar um instrumento que seja ideal para você e principalmente que caiba no seu orçamento.

Afinal, comprar um acordeon é um grande investimento em todos os sentidos. Você precisa saber desde como comprar um bom instrumento a quanto tempo deve investir na sua formação.

Essa busca pode se tornar uma tortura, essencialmente quando você é iniciante e não tem muita prática e experiência com esse instrumento. No entanto a ajuda de um especialista pode te dar mais segurança e já responder as suas primeiras dúvidas nesse processo.

Se você quer melhorar seu custo benefício e fazer uma boa compra precisa vai precisar de um bom mentor.

Como nosso maior objetivo é de  te guiar na sua jornada,  nós estamos sempre preparando conteúdos exclusivos para você, como por exemplo, qual a melhor marca de um acordeon  ou como saber se um acordeon é bom entre outros.

A realidade é que existem vários tipos de acordeon no mercado e isto pode te deixar um pouco confuso na hora de escolher o melhor acordeon para você.

Por isso, é fundamental que você também aprenda tudo sobre esse instrumento para ter sucesso.

Você sabia que uma das formas de diferenciar uma acordeon é pelo número de baixos?

Os baixos no Acordeon

A primeira vez que você se depara com todos aqueles botões dos baixos fica pensando como funcionam e para que servem.

Um dos grandes desafios de todo iniciante é distinguir visualmente os botões que estão organizados no instrumento de forma aleatória.

É preciso de treino constante para afinar a coordenação motora, em especial para quem está começando, pois é preciso tocar o teclado junto com os botões enquanto abre e fecha o fole.

Os baixos são botões localizados no lado esquerdo do acordeon e sua principal função é fazer o acompanhando da música de acordo com estilo musical.

São organizados em fileiras de 6 botões para cada tecla: contrabaixo, baixo, acorde maior, menor, sétima e diminuto.

Os acordeons possuem baixos que vão de 8 a 140. Os mais comuns são de 48, 80 e 120.

Digamos que você escolheu um baixo padrão (Sistema de Baixo Stradella) de 120 botões , memorizar e entender como funciona cada nota ou acorde não será tarefa fácil.

Mas nada como um método progressivo para ter mais resultados no seu aprendizado.

Aproveite para conhecer e assista no meu canal do Youtube uma aula em que eu ensino exercícios de baixo para todos os estilos musicais.

80 ou 120 baixos qual o melhor?

Como escolher um instrumento perfeito diante de tantas possibilidades. Também conhecidos como acordeons reduzidos, pois são menores que um acordeon normal, os modelos com 80 e 120 baixos são os preferidos dos iniciantes.

Acordeon 80 baixos

Esse modelo possui 37 teclas, 7 registros de teclado e 2 registros de baixo. Embora a possiblidade de graves seja menor do que os modelos de 12O baixos consegue atender por um bom tempo o músico principiante.

Acordeon 120 baixos

Este modelo é o mais usado pelos músicos profissionais possui 41 teclas, 7 registros de teclados, 2 registros de baixo.

Registros do Acordeon

Os registros de um acordeon são teclas de configuração que alternam quais as oitavas que são tocadas para modificar o som do acordeon.

Vozes

É o que diferencia o acordeon de outros instrumentos possibilitando uma sonoridade mais completa.

As vozes são diferentes oitavas em uma mesma tecla ou botão.

Faça uma boa escolha

Eu recomento os acordeons usados e antigos, ou seja, de marcas tradicionais, pois estão no mercado há pelo menos 30 ou 40 anos.

Entretanto antes de iniciar a sua pesquisa confira abaixo alguns pontos importantes:

  • Busque por um modelo que atenda melhor as suas necessidades e que seja mais acessível;
  • Verifique o número de teclas e se elas estão em bom estado. Quando maior o número de teclas de um acordeon maior será a sua capacidade de emitir som.
  • Escolha um bom revendedor ou lojas autorizadas e reconhecida para fazer a sua compra.

Depois que você fizer a sua escolha e comprar o instrumento perfeito para você é hora de seguir para o próximo passo.

Quando começar as aulas?

Assim que você conseguir um acordeon seja ele usado, novo ou emprestado comece logo as suas aulas para não perder o foco e o ritmo.

Todos nós temos a tendência de procrastinar em nossas decisões. Os dias vão passando e nem percebemos que estamos adiando os nossos sonhos.

Por isso, mãos à obra e comece a procurar um mestre que você se identifique e faça a sua matriculo em curso. Essa atitude é decisiva para manter viva a vontade de aprender a tocar esse apaixonante instrumento.

Você também pode aprender com vídeos e aulas gratuitas na internet. Entretanto, se você quer avançar com sucesso e conseguir em algumas semanas já começar a tocar, o caminho mais fácil é fazer um curso.

Investir tempo em encontrar um bom professor e um método validado é fundamental para aprender acordeon.

A importância de um método de aprendizado

Um curso com um método estruturado vai te ensinar passo a passo a tocar acordeon vencendo o caminho das pedras, e o melhor de tudo, economizando o seu tempo.

Tenha certeza de que um bom método de ensino torna as aulas mais criativas, divertidas e motivadoras. O processo de aprendizado acontece de forma mais harmônica e natural.

Uma das grandes vantagens é o acompanhamento mais de perto de um especialista. Além disso, você pode tirar todas as dúvidas com atenção dedicada. Sem contar que ajuda avançar mais rápido em direção ao seu sonho de tocar acordeon.

No meu canal do Youtube você encontra uma série de vídeos e playlists  de aulas de acordeon disponíveis para começar a estudar agora.

O meu método progressivo Apaixonados por Acordeon que já formou 1500 alunos.

É tocando um pouco todo dia que a gente aprende de verdade

Você pode aprender a tocar acordeon mesmo que não acredite que tem dom musical ou não saiba nada e esteja começando do zero.

Eu sei, ler isso, ativa alguns de seus alertas e crenças como: tocar acordeon é muito difícil ou e não tenho tempo para me dedicar.

Quando começamos a estudar é natural que a gente pense que precisa ficar muitas horas estudando para conseguir aprender a tocar pelo menos uma música.

O que acontece é que na maioria das vezes temos uma vida atribulada durante a semana e deixamos os estudos para o final de semana.

Esse processo longo de estudos nos deixa cansados e com muito tempo de intervalo entre uma prática e outra.

Eu preciso de dizer que desta forma você não aprende, nem que você tenha o melhor acordeon com o maior número de baixos e teclas.

Executar as tarefas das aulas não significa que você já aprendeu. Você precisa relembrar o que aprendeu um pouco todos os dias.

Se você separar de 5 a 10 minutos para relembrar o que aprendeu 5 vezes por semana, com certeza o você o seu aprendizado será progressivo e sem fazer com que isso  fique enfadonho.

Por isso eu digo com toda a certeza e propriedade, é tocando acordeon todo dia que a gente aprende de verdade.

Bora seguir comigo nesta jornada?

Crédito das fotos: Freepek

 

12 thoughts on “Acordeon de 80 ou 120 baixos: qual a diferença?

  1. Aristides Marchetti Filho says:

    …bom dia…sempre pensei o acordeão como algo mágico…tenho ouvido musical, mas não toco nenhum instrumento…com um pouco de atraso no tempo, mas ouvindo o SIVUCA fiquei motivado…

    • Rafael Vanazzi says:

      Oi, Augusto! Há muitas variáveis, o que torna eu te dar essa dica por aqui algo quase impossível.
      Recomendo buscar por alguma loja que trabalhe só com acordeons para te indicar algo. Procure conversar com ao menos 3 lojas diferentes para escolher aquela que sentir mais confiança.

  2. Luiz Alberto Miranda says:

    Bom dia! Vou começar aprender a tocar acordeon! Qual o acordeon que você recomendaria a alguém que esta iniciando na aprendizagem desse instrumento? Qual modelo comprar?

    • Rafael Vanazzi says:

      Oi, Luiz!
      De forma breve, posso dizer que sendo um acordeon usado, seja qual for a marca escolhida, apenas se certifique que ele está afinado, não há teclas falhando e nem grande vazamento de ar no fole (fole soprando quando se aperta para tocar). Observando isso, a escolha fica a cargo do valor do instrumento. Quanto mais caro, mais qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.