apaixonados-por-acordeon-rafael-vanazzi

Aprender a tocar um instrumento musical traz muitos benefícios – seja para aumentar sua confiança, melhorar sua memória ou ampliar seu círculo social. Acredite: aqui no blog nossa equipe conseguiu listar mais de 80 benefícios possíveis, todos comprovados cientificamente! A seguir listamos as dez razões mais importantes pelas quais você deveria pensar no assunto e, quem sabe, já começar agora mesmo essa aventura!

apaixonados por acordeon - 10 motivos para você aprender a tocar um instrumento musical1. Tocar um instrumento torna você mais inteligente

Einstein disse uma vez: “A vida sem tocar música é inconcebível para mim. Vivo meus sonhos na música. Eu vejo minha vida em termos de música… Eu tiro mais alegria da vida da música”. Ele escreveu isso numa carta há mais de 60 anos. E, como podemos conferir, Einstein estava no caminho certo: muitos estudos mostram uma correlação entre formação musical e sucesso acadêmico, tanto em crianças quanto em adultos.

Aprender a tocar um instrumento estimula o cérebro, melhorando funções como memória e habilidades de raciocínio abstrato, que são essenciais para matemática e ciências.

2. Sua vida social vai melhorar

Tocar um instrumento não é apenas bom para o seu cérebro, também é ótimo para expandir seu círculo social. Participar de um grupo musical em qualquer idade o incentiva a desenvolver relacionamentos com novos tipos de pessoas. Também desenvolve habilidades de liderança e formação de equipes, além de mostrar as recompensas de trabalhar com outras pessoas.

3. Tocar um instrumento alivia o estresse

Já reparou que ouvir música ajuda a manter a calma? Tocar um instrumento ajuda ainda mais. A prática de se concentrar na música cria um estado de contemplação. Isso é mais do que “concentração”, significa se concentrar em algo que dá prazer e relaxa o corpo e a mente.

Além disso causa um efeito único em nossas emoções que, por consequência, nos beneficia o corpo. Já foi comprovado que tocar um instrumento equilibra nossas funções fisiológicas, diminuindo o pulso e a frequência cardíaca, diminuindo a pressão arterial e diminuindo os níveis de hormônios do estresse.

4. Tocar um instrumento dá uma sensação de realização

Aprender a tocar um instrumento do zero é um desafio, sejamos coerentes. Porém, com dedicação e disciplina, você começa a ter sucesso nas primeiras semanas de ensaio com um instrumento musical. Isso lhe dá uma enorme sensação de orgulho e realização, especialmente quando você consegue aperfeiçoar uma fase com a qual está lutando há algum tempo.

5. Aumenta sua confiança

Tocar um instrumento ajuda você a se sentir confortável com a auto expressão. Isso é notável logo no início. Com os ensaios você começa a dominar seu instrumento, logo estará tocando para alguns públicos. Calma! Isso acontece gradualmente. Começa com o professor de música e os colegas de aula, os familiares, os amigos mais próximos e depois para grupos e plateias diversas.

Tudo começa como uma brincadeira, mas com o tempo as aulas lhe ajudam a se sentir confiante em apresentar seu trabalho até mesmo em um ambiente profissional.

6. Praticar um instrumento musical melhora a paciência

Uma lição importante é aprender que, quanto mais esforço você colocar em algo, melhor será o resultado. Antes de ver grandes melhorias na habilidade e confiança você vai desenvolver a perseverança. Errar muitas vezes até acertar sempre, essa é a meta!

Com o tempo você olhará para trás e ficará feliz por ter superado aqueles primeiros dias difíceis.

Acha impossível tocar acordeon muito bem? Pois saiba que todos os profissionais começaram do zero um dia! Até mesmo alguns dos melhores instrumentistas nem sequer imaginaram que tocariam bem, mas eles iniciaram o caminho.

Imagine o quão bom será quando você puder tocar um acordeon assim como o musicista e professor Rafa Vanazzi. (ASSISTA ESSE VÍDEO).

7. Ajuda a melhorar sua memória

Pesquisadores descobriram que aprender a tocar um instrumento musical melhora a memória verbal, o raciocínio espacial e as habilidades de alfabetização. Tocar um instrumento faz você usar os dois lados do cérebro, o que fortalece o poder da memória.

8. Aumenta a disciplina e as habilidades de gerenciamento de tempo

A menos que você seja uma criança prodígio de outro mundo, aprender a tocar um instrumento não é uma habilidade que você pode dominar da noite para o dia.

Aprender música exige tempo e esforço, e lhe ajuda a entender que, se quiser ser bom em alguma coisa, precisará dedicar horas e organizar seu tempo de forma eficaz.

9. Tocar música torna você mais criativo

Praticar um instrumento e aperfeiçoar uma música faz maravilhas para o hemisfério direito do seu cérebro, a parte responsável pela criatividade. A parte cognitiva do corpo humano é dominada pelo hemisfério esquerdo cerebral. Quando estimulamos os dois lados a trabalharem juntos, com o aprendizado de um instrumento por exemplo, novas conexões se formam expandindo as possibilidades criativas.

Veja este exemplo: por mais que um compositor seja perfeito em sua música, ele não pode controlar totalmente como uma apresentação musical deve ser tocada. Cabe ao músico colocar sua própria emoção, injetar um pouco de sua personalidade na música deixando uma marca única.

Esta é a razão pela qual artistas clássicos ganham prêmios por suas performances – eles executam uma partitura com personalidade!

10. Tocar música é divertido!

Poderíamos escrever muito mais sobre os benefícios cientificamente precisos de aprender a tocar um instrumento musical – mas o que mais importa é que é agradável. Enquanto outros hobbies, como assistir TV ou navegar pelas mídias sociais, são passivos, tocar música envolve e estimula ativamente o cérebro, fazendo você se sentir feliz e realizado.

Imagine o quanto você poderá emocionar outras pessoas a partir de uma decisão íntima e transformadora. De fato, aprender a tocar um instrumento é algo maravilhoso!

Direito de imagens cedidos por: Adobe Stock

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.