No século XIX, logo no início da era industrial, o acordeon começou a ganhar o mundo. As longas viagens de navio foram encurtadas cada vez mais à medida em que os motores a vapor foram se aperfeiçoando. Foi esse avanço tecnológico que espalhou pelo planeta uma imensa variedade coisas: produtos, notícias, idiomas, alimentos… Essa lista é praticamente infinita e inclui, é claro, o nosso tão amado acordeon.
Nossa equipe vai falar em diversos artigos um pouco da história de grandes marcas que se consolidaram a partir daquela época, principalmente a partir da Europa. No artigo de hoje a marca escolhida é a dos acordeons Scandalli, um dos mais cobiçados do planeta! Vamos lá?
Itália, a Meca dos acordeons
A ordem cronológica do Scandalli
1900
No início dos anos 1900, Silvio Scandalli começou a produzir acordeões em uma pequena oficina com a ajuda de sua família.
1941
A pequena oficina foi se desenvolvendo aos poucos para se tornar uma importante empresa que agora empregava mais de 700 trabalhadores.
1946
Este ano foi marcado por grandes novas perspectivas de resposta aos mercados emergentes. A empresa Scandalli fez uma fusão com as empresas Frontalini e Settimio Soprani, desenvolvendo-se na FARFISA (Fabbriche Riunite Fisamoniche), que em pouco tempo se tornou uma empresa líder mundial na produção de instrumentos musicais.
1950
No início da década de 1950, Silvio Scandalli iniciou um projeto ambicioso. Utilizando os melhores técnicos da empresa, criou um modelo de acordeon de qualidade inigualável, que em pouco tempo se tornou o sonho de todos os grandes acordeonistas: o Scandalli Super VI. Ainda hoje, o Scandalli Super VI continua sendo um exemplo insuperável de qualidade de instrumento musical.
1984
Em 1984, a FARFISA deixou de ser uma empresa multiprodutos e a marca Scandalli, após alguns anos de colaboração com a Comus-Bontempi, sob a direção de Mirco Patarini, Luciano e Leonardo Menghini, voltou às suas raízes como fabricante exclusivo de acordeões de alta qualidade.
ATUALMENTE
Em seu site oficial a Scandalli afirma que “olha para o futuro ao mesmo tempo que permanece profundamente enraizada no seu passado.” E isso é comprovado pela história real. A longa tradição de artesanato, experiência, senso estético e design inovador fizeram da Scandalli uma das marcas de acordeon mais bem sucedidas e apreciadas do mundo, representadas em quase todos os países.
Fama mais que merecida
Um acordeon da Scandalli sai das mãos de artesãos. São criados produtos únicos, você nunca encontrará um igual em todo o planeta! É um trabalho de arte fabricar esse instrumento de altíssimo nível, pois envolve atenção a cada detalhe. Os melhores materiais precisam ser selecionados um a um e a habilidade desenvolvida pelo do artesão italiano leva em conta uma tradição cheia de orgulho. Por isso um Scandalli tem o máximo da fabricação artesanal.
Os instrumentos Scandalli são projetados para música em todos os seus diferentes gêneros e nuances – primeiro o som, depois a ergonomia e a precisão mecânica.
A mentalidade dos gestores da empresa é que os instrumentos criados por seus artesãos não são objetos de arte passivos, são os meios para os músicos cultivarem e mostrarem seu talento ao mundo.
“Cada acordeon Scandalli é o resultado de uma busca constante pela excelência, qualidade e artesanato”, afirma Mirco Patarini, atual presidente da empresa. Patarini é também um concertista que realiza apresentações em todo o mundo. Além de presidir a empresa ele trabalha em parceria com universidades, conservatórios, associações e confederações que visam formar músicos de qualidade.
Para concluir podemos afirmar com total segurança que a marca Scandalli tem uma característica importante e única, que a destaca dentre os melhores acordeons do planeta!
Fotos: Site oficial Scandalli
Olá.. boa noite
Muito bom esse texto…
Em que ano foi lançado
Acordeon Favo de Mel
E o modelo série ouro??
Oi, Renato!
Não sei responder a essa pergunta..!!