apaixonados-por-acordeon-rafael-vanazzi

A resposta a essa pergunta pode ser diferente a cada ano que passa. Isso ocorre por diversos motivos, alguns dos mais importantes vão desde o surgimento de novos talentos escondidos, jovens que se lançam no mundo profissional do acordeon, torneios oficiais e disputas mundialmente reconhecidas pelos artistas e associações organizadas.

Pelo critério das competições internacionais reconhecidas mundialmente o nome do momento é . Ele venceu a 72° Coupe Mondiale de Accordion que ocorreu no ano de 2019, na cidade de Shenzhen, na China. O brasileiro Gustavo Almeida representou o Brasil nessa que é a mais importante competição de Acordeon do mundo. Devido à pandemia de Covid-19 a Coupe Mondiale não ocorreu até a data de publicação deste artigo, por isso Gustavo Aleida ainda detém o título de melhor do mundo.

Gustavo Almeida o melhor acordeonista do mundo apaixonados por acordeon 2022Vaquinha virtual bancou a viajem

A organização da 72° Coupe Mondiale tem como regra custear os gastos de estadia e alimentação dos participantes durante a competição, porém os gastos com passagem de avião e locomoção dentro na cidade chinesa ficam a cargo do competidor. Por isso quando Gustavo Almeida foi ecolhido para representar o Brasil foi necessária a criação de uma “vaquinha virtual”, espécie de doação voluntária de qualquer valor online para o artista.

Foi graças a ajuda de muitos doadores do país inteiro que o valor necessário foi alcançado, todos os gastos para custear a participação do acordeonista Gustavo Almeida foram cobertos pelas doações e ele finalmente representou o Brasil na competição. E venceu!

A biografia de Gustavo Almeida

O jovem acordeonista foi cada vez mais se destacando no cenário nacional e internacional desde a tenra idade. Gustavo Almeida com apenas 19 anos já foi considerado um dos melhores acordeonistas da sua faixa etária no mundo. Apesar da pouca idade Gustavo tem no currículo uma quantidade significativa de cursos, concertos, seminários, competições e master classes no Brasil, Itália, Rússia, Portugal e China.

É campeão de diversos rodeios, prêmios e festivais no Brasil, incluindo Rodeio Internacional de Vacaria, Rodeio Internacional de Passo Fundo, Rodeio Internacional de Lagoa Vermelha, Fecart, Fenart, Sertão Central Acordeon Festival, Prêmio Aldo Krieger Instrumentista, entre outros.

No cenário internacional

O mundo é pequeno quando o assunto é o talento de Gustavo Almeida. Ele já tem no currículo os títulos mais importantes e desejados do acordeon mundial:

• Campeão mundial de acordeon categoria Junior Virtuoso na 69° Coupe Mondiale de Accordion. | Rússia, ano de 2016.

• Campeão da 41° PIF Castelfidado ( Premio Internazionale Della Fisarmonica ) na categoria Junior Virtuoso. | Italia, ano de 2016.

• Campeão 2017 China Shenzhen Bao’an International Accordion Festival na categoria Sênior Virtuoso. | China, ano de 2017

• Campeão da 42° PIF Castelfidardo na categoria Sênior Virtuoso. | Italia, ano de 2017.

• Campeão do 56° Internationaler Akkordeonwettbewerb Klingenthal na categoria Sênior Virtuoso. | Alemanha, ano de 2019.

A origem humilde

Gustavo Almeida, nasceu em Capinzal, SC, e mora atualmente em Blumenau, no mesmo Estado. Desde criança tem na música uma grande paixão. Foi seu avô o primeiro a despertar o interesse pelo acordeon e seu pai manteve o incentivo. Ambos o ensinaram a tocar acordeon bem cedo na infancia e desde pequeno Gustavo Almeida participou e venceu inúmeros concursos.

Entre os dias 12 e 17, na China, Gustavo participou do Campeonato Mundial de Acordeonistas e venceu na categoria Virtuoso Senior. Em 2016 ele já havia vencido na mesma competição, disputada na Rússia, mas na categoria Virtuoso Junior. Segundo ele é a primeira vez que um brasileiro vence por duas vezes em duas categorias diferentes a competição.

Em dois dias ele apresentou para os jurados seis músicas de diferentes estilos. 

Paixão, paciência e persistência

Gustavo Almeida não conquistou esse título sem muito esforço, pelo contrário! Temos dito isso aqui no blog com certa constância: se você também é um apaixonado por acordeon, mas ainda não domina esse incrível instrumento o caminho é um só, estudar e praticar com paciência e persistência. Aliás, essa é a receita para todas as coisas bem feitas na vida.

Em tempo: a universidade da Califórnia nos EUA, fez uma ampla pesquisa aplicada em 2015 envolvendo cientistas de diversas áreas de atuação. O objetivo foi descobrir o equilíbrio entre sucesso e talento. “Sucesso”, neste caso, não se refere a fama e sim ao método que leva um estudante a ser bem sucedido em algo, e quanto de sorte está inclusa na equação talento versus esforço.

Bem, o resultado não é de surpreender. Para simplificar o resultado da pesquisa: talento (ou dom) não tem nada a ver com o acaso, pelo contrário, é o quanto a pessoa REALMENTE QUER aprender algo. Sucesso é o resultado de como ela se aplica ao aprendizado. É um aluno displicente ou organizado? Tem facilidade de aceitar regras ou é indisciplinado? É paciente ou irritadiço? É persistente ou desanima diante dos obstáculos?

Um dado curioso da pesquisa: para que uma pessoa seja considerada muito boa em algo que faça, como tocar um instrumento, ela precisa se dedicar ao estudo e à prática por cerca de 10 mil horas! Isso equivale a uns 417 dias ininterruptos de esforço!

Como já mostramos aqui no blog, estudar acordeon online não é somente possível como e também agradável e prático pois você faz as aulas onde estiver e no horário que mais lhe couber.

Está pronto para realizar seu desejo e dominar um acordeon? Pode contar com a gente!

___

Fotos: Divulgação

2 thoughts on “Quem é o melhor acordeonista do mundo?

    • Rafael Vanazzi says:

      Nunca é tarde para começar a aprender com um método musical adequado e moderno, isso faz toda a diferença. Procure um professor que não apenas saiba tocar muito bem, mas que também saiba ensinar. Converse com alunos desse professor antes de entrar nas aulas. Fazer aulas com um bom professor é imprescindível para evoluir corretamente e sem perder tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.