Aprender acordeon pode ser muito mais fácil do que você imagina. Mesmo que você esteja travado ou já tenha tentado muitas e não conseguiu.
É possível sim, aprender a tocar acordeon com um estudo progressivo e dedicação.
O meu método Apaixonados por Acordeon, já ajudou milhares de alunos a realizar o seu sonho de tocar acordeon de verdade. Neste artigo, eu compartilho com você cinco dicas de ouro que eu ensino para os meus alunos.
1ª dica: Tocar mantendo o ritmo
Um dos principais erros que as pessoas cometem na hora de estudar é querer tocar rápido e mexer os dedos com agilidade.
Eu posso dizer nos mais de 20 anos de experiência que a ansiedade só atrapalha no aprendizado. Não adianta nada tocar rápido e ficar catando milho e sem harmonia.
Já reparou que quando você toca rápido não consegue fazer a passagem da música direito e o som fica embolado, fica ruim e sem ritmo. Aliás esse é um dos motivos do aluno não conseguir juntar as mãos no acordeon.
O segredo é tocar a música ou o exercício lentamente mantendo a pulsação até que fique mais harmônico e bonito. Desta forma você está treinando primeiro o movimento corporal com os depois para depois fazer a música acontecer.
À medida que você for ganhando consciência corporal e habilidade técnica, você pode acelerar naturalmente sem prejuízo aos ouvidos.
2ª dica: Estudar de mãos separadas
Estude as músicas ou os exercícios que você está querendo tocar com as mãos separadas até que estejam tocando na mesma pulsação.
Desta forma , assim que você conseguir tocar a música com as mãos separadas no mesmo ritmo já está pronto para estudar com as duas mãos.
Tenha paciência e tenha calma e treine as mãos separadamente até estar tocando com ambas no mesmo ritmo.
Se você consegue tocar com a mão esquerda no ritmo e consegue tocar a mão direita no mesmo ritmo fica mais fácil juntar as mãos.
Enquanto você estiver tocando com as duas mãos em ritmos diferentes não vai conseguir tocar bonito com as duas mãos no acordeon.
3ª dica: Não ter pressa de aprender
O mais importante na hora de aprender acordeon é ter disciplina de estudo. Não tenha pressa, desfrute de cada etapa de aprendizado.
Muitas vezes os alunos na ânsia de aprender logo estudam muitas horas seguidas no final de semana. A grande maioria percebe que fizeram muito esforço mas não conseguem aprender direito e ficam travados nos estudos.
No final das contas , aquelas horas de estudo contínuo, só geraram cansaço e frustração.
O ideal é estudar um pouco todo dia. Treinando 10 a 15 minutos por dia você irá perceber a melhora progressiva e o aprendizado será mais rápido e mais fácil.
Pegue a mesma música ou exercício e fique fazendo igual todos dos dias. Logo você irá render em uma semana muito mais que em um dia de estudo.
No início entre o 1 e o terceiro dia você não irá perceber a mudança e pode até pensar que não tem dom para tocar acordeon.
Aguenta firme, que a mudança acontece a partir do quarto dia, e deste dia em diante você irá melhorar progressivamente.
Seja persistente , abandone a ideia de que você precisa ter dom para aprender a tocar acordeon. Aprender acordeon não é uma questão de dom e sim de prática.
Caminhando passo a passo e com calma , com certeza você chega no seu objetivo de tocar acordeon de verdade.
Por isso, mesmo que você sinta vontade de continuar tocando e ir além dos seus 15 minutos diários de estudo, é mais proveitoso guardar essa energia para o dia seguinte.
4ª dica: Buscar tocar o que você gosta
Procure entender o que você gosta de ouvir e de tocar. Assim fica mais leve, mais fácil e mais divertido tocar e estudar acordeon.
Comece a buscar e ouvir músicas de artistas conhecidos para apurar o seu ouvido musical. Evite músicas difíceis, mesmo que seja uma música que você adora.
Comece pelas suas músicas favoritas mais fácil. Assim você se cansa menos e fica feliz de concluir seus projetos sem tanto sacrifício.
Imagine só ficar três meses ou até seis meses estudando uma música e no final não conseguir tocar.
É bem frustrante, concorda?
Uma ideia que funciona é procurar um livro de músicas fáceis em um sebo. Assim você pode começar treinando uma música por semana ou até ficar bom o suficiente para seguir para a música seguinte.
Um conselho, não fique esperando a perfeição para trocar de música. Siga logo para próxima música e faça o mesmo.
Desta maneira você irá expandir o seu repertório de músicas à medida que estuda. Depois retome ao início que você verá como fica mais fácil e melhor tocar músicas no acordeon.
5ª dica: Repetir as escalas e os exercícios
Quando as pessoas me relatam que não conseguem tocar de jeito nenhum determinada música eu pergunto : Quantas vezes você já fez essa escala?
Para conseguir com qualidade uma música você precisa repetir muito essa escala até ficar bom. Faça o mesmo para os exercícios práticos e de teoria musical.
O ideal para ficar bom é fazer mais de 1000 repetições.
Claro que não é fazer tudo isso em um dia. A melhor forma é diluir essas 1000 repetições um pouco a cada dia. Segundo alguns estudos de cognição musical, um músico para ser considerado expert, precisa tocar 50 vezes sem errar.
Esse é um padrão de estudo proposto pelo professor e pesquisador John Sloboda.
Isto significa que o músico dominou um movimento específico, mas existem outros que ele precisa desenvolver e praticar até ficar expert.
Já deu para perceber que para ficar bom naquilo que você faz você precisa ter resiliência e repetir e estudar muito.
Então, se você quer tocar acordeon de verdade, mão na massa!
Mas não se esqueça de que você não está sozinho nessa! Continue acompanhando o blog e minhas aulas gratuitas no meu canal do Youtube.