apaixonados-por-acordeon-rafael-vanazzi

A música está em todos os lugares. Todos nós, desde a gestação, somos de alguma forma invadidos pelo poder da música. Em quase todas as épocas da raça humana a música está presente. Nas ruas, nas festas, nos carros, em celulares, escolas, instituições e eventos. Nossa vida sempre foi e continuará sendo permeada pela música.

Ela está presente nas nossas lembranças mais tristes e mais felizes. A música interpenetra o tempo e o espaço. Não importa nossa idade, gênero ou formação cultural. Todos, sem exceção, somos e seremos tocados por um som e um ritmo.

É por isso que músicos profissionais e estudiosos da medicina se uniram ao longo de décadas até chegar a uma forma única de tratamento: a Musicoterapia.

O que é Musicoterapia

Como o próprio nome já diz, é uma forma de tratar os pacientes através da música. É uma técnica que trabalha com a saúde ao utilizar formas diversas de aprendizado, expressões e arte. Trazendo prevenção e promoção de saúde para todos.

A música faz com que sintamos emoções positivas ou negativas. Ela evoca emoções que são ativadas em partes e áreas de nosso cérebro, por exemplo: córtex, amígdala, cerebelo, hipocampo e etc. Essas áreas são mais desenvolvidas e ativadas positivamente ao serem trabalhadas com a música. Melhora o humor, a atenção, concentração, a memória e lembranças profundas.

Como é feita

Existem diversas técnicas. Uma das mais comuns é a terapia ativa, onde são feitas sessões em grupo ou individuais com os pacientes participando diretamente ao tocar um instrumento e cantar junto com o psicoterapeuta.

Durante as sessões cada um vai fazendo de acordo com o seu ritmo e/ou juntamente com o terapeuta. Porém, ambos trabalham as técnicas juntos, de forma ativa. Também pode-se participar de maneira passiva, quando o paciente apenas vai percebendo o que o terapeuta faz, toca ou canta.

Uma outra técnica bem comum é deixar o grupo ou o paciente individual totalmente relaxado, em geral deitado, ouvindo uma música. O terapeuta conduz exercícios mentais onde os participantes harmonizam a respiração, se acalmam e conseguem “perceber” a música agindo no seu campo físico e psíquico.

Os benefícios são comprovados pelos estudos científicos e vistos no processo do terapia, os quais são observados um bom desenvolvimento dos pacientes nas sessões, melhor desempenho em suas sensações corporais e na capacidade que vão desenvolvendo em expressar suas emoções com mais facilidade.

apaixonados por acordeon conheça os benefícios da musicoterapiaOs benefícios da musicoterapia

O simples ato de ouvir uma música ou tocar um instrumento ajuda a melhorar as frequências cardíacas e respiratórias. Há registros diversos de pacientes com problemas de hipertensão ou portadores de doença arterial coronária que recebem alívio imediato dos incômodos, além de sentir uma progressiva melhora ou estabilidade da doença.

Terapias com música ajudam em transtornos neurológicos, pois tem se mostrado muito eficazes no trato dos sintomas de ansiedade, depressão e de isolamento.

A musicoterapia tem efeitos surpreendentes também no tratamento de pacientes vítimas de AVC. Foi descoberto que a música desperta emoções positivas nos pacientes e estimulam as interações sociais; o que ajuda muito no processo do tratamento.

Pacientes com Mal de Alzheimer também são beneficiados com a Musicoterapia, pois o tratamento faz com que os eles tenham mais ativação neural. Diversos estudos comprovaram inclusive a melhora de pacientes com essa doença quando eles não só ouvem como tocam algum instrumento. Isso ocorre por que o hemisfério direito do cérebro é estimulado a agir com o lado esquerdo, que é o mais afetado pela doença.

Na vida social

A musicoterapia estimula a capacidade interativa e de comunicação, promovendo a socialização e melhora dos aspectos emocionais, físicos, biológicos e culturais. Ela une as pessoas e trata o humor, depressão, ansiedade, estresse e motiva cada vez mais os pacientes a encararem a vida com mais energia, motivação e determinação.

Se interessou por essa terapia? Conhece alguém que se beneficiaria com ela? Procure se informar mais sobre a musicoterapia e comece a desfrutar de seus benefícios.

Não se esqueça também de ouvir músicas que te agradam. Comece a perceber como as experiências emocionais e cognitivas agem a seu favor, note como as boas músicas podem lhe dar mais força, energia e lhe ajudar a enfrentar melhor as dificuldades e ter uma qualidade de vida melhor.

Procure um profissional de saúde para lhe ajudar em seus medos e ansiedades. Saiba que com o tratamento adequado você pode ter uma vida mais feliz, saudável e com mais harmonia em tudo.

Que tal começar a aprender acordeon?

Aqui no blog temos muitos artigos que mostram como você pode começar essa aventura! Se você ainda não é instrumentista profissional pode descobrir como se tornar um acordeonista e receber ajuda com diversas aulas gratuitas para começar.

Bora melhorar a qualidade de vida e ainda por cima se divertir? Deixe que a magia da música transforme a sua caminhada…

Imagens gentilmente cedidas por: Freepik

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.