Você já teve um dia estressante e de repente ouviu uma música e a tensão foi embora como num passe de mágica? A música tem o poder de nos transportar para um lugar de leveza. É muito interessante esse fenômeno: ouvir uma música em particular pode trazer de volta uma memória especial ou fazer você se sentir feliz, calmo ou animado?
Como publicamos aqui no nosso blog, aliviar o estresse é um dos 10 motivos para você aprender um instrumento musical. Ouvir e cantar uma música direciona o nosso foco para as emoções positivas, afasta os sentimentos e pensamentos negativos. “Quem canta os males espanta” diziam nossos avós… E eles têm razão! Podemos acrescentar que quem ouve uma música tem grandes chances de, no mínimo, levar uma vida mais tranquila e relaxante.
Uma necessidade humana
Vivemos uma fase conturbada. Dois anos de pandemia, notícias de guerras e a dificuldade do dia a dia fazem com que não tenhamos tempo sequer para ouvir música. Mas o fato é que a música não ocupa somente o papel entretenimento. Ela é peça essencial para conquistar e manter a nossa saúde física e mental.
Assim, se você quer ter mais qualidade de vida reserve tempo para curtir uma boa música e soltar a sua voz. Uma boa dica é fazer uma playlist de músicas preferidas e colocar para ouvir sempre que possível. Com os smartphones isso é bem fácil de fazer: quando estiver no trânsito, a caminho de casa, fazendo atividade física ou cozinhando sua comida favorita. Faça isso com frequência e você com certeza irá relaxar o corpo e a mente.
Os benefícios são muitos, mas nossa equipe separou apenas 5 dos dos mais comuns para o seu relaxamento. Confira abaixo:
1 – Alivia a dor e reduz o estresse
Segundo médicos e terapeutas a música ativa a área do prazer do cérebro e promove uma sensação de bem-estar, devido a produção de dopamina e serotonina, colaborando na redução de dores e tensões físicas e também com os sintomas depressão, estresse e ansiedade.
Ouvir música ‘relaxante’ (geralmente considerada de ritmo lento, tom baixo e sem letra) demonstrou reduzir o estresse e a ansiedade em pessoas saudáveis e em pessoas submetidas a procedimentos médicos como, por exemplo, algumas cirurgias.
2 – Promove a alegria e diversão
Nosso cérebro é apaixonado por música, elementos repetitivos de ritmo e melodia ajudam ativam novos caminhos e conexões neurais formando padrões que estimulam e melhoram a memória, a criatividade e a concentração.
Isto promove a comunicação mais rápida entre os neurônios nos colocando em um estado mental ideal para raciocino e realização de tarefas que exijam mais foco.
Estudos revelam que praticar Acordeon, por exemplo, além de ajudar o aluno tocar e cantar uma boa música, estimula o cérebro, aumenta a sua capacidade de memorização, a coordenação motora, desenvolve a concentração e é fonte de alegria e diversão.
As atividades manuais ou artísticas, devido a sua capacidade de desviar o foco dos problemas e preocupações diárias, estimulam a criatividade e promovem relaxamento e bem-estar.
3 – Melhora a qualidade do sono.
Escutar música relaxante, ouvir os sons da natureza à noite ajuda a dormir melhor colaborando com a redução da insônia. Muitas pessoas usam canais de música na internet como “remédio” para dormir! Verifique como o YouTube, maior plataforma de vídeos do mundo, está repleto de opções de música com frequências e ritmos calmantes para dormir.
Incluir a música na rotina é um hábito pode nos ajudar a afastar as preocupações e aqueles pensamentos exaustivos que muitas vezes alimentam a ansiedade .
Existe uma teoria bem conhecida de que uma música na frequência de 528 Hz pode fazer muitos benefícios ao nosso corpo e à nossa mente. É chamada de frequência Solfeggio, originalmente usada em cantos gregorianos. Estudos já comprovaram que esse tipo de música é capaz de fazer mudanças positivas e curadoras em nossa mente e corpo.
Pelo sim ou pelo não, vale a pena conferir o lado inverso dessa teoria. A publicidade, por exemplo, usa a música a seu favor: repare como os ritmos são mais acelerados e as frequências são mais baixas quando o objetivo é estimular o consumo. Numa academia ou num shopping não se toca música calma nem clássica, pelo contrário.
4 – Estimula a prática de exercícios.
A música pode melhorar o exercício aeróbico, fazendo com que nosso aparelho respiratório estimule uma frequência cardíaca e sanguínea mais harmônica. Ao mesmo tempo em que age no corpo a música aumenta a atividade cerebral, favorecendo maior desempenho geral.
Ouvir uma música agitada e animada pode ser o segredo para no motivar a malhar com vontade, a caprichar na prática de exercícios e aumentar a resistência.
A ciência comprova que a prática de atividade física com regularidade relaxa o corpo e a mente e é fundamental para conquistar mais saúde e leveza no dia a dia. Fazer aquela caminhada, correr ou andar de bicicleta com uma música animada é muito melhor. Você já experimentou?
5 – Equilibra as emoções
A música tem sido usada como técnica terapêutica para ajudar pacientes nos mais diversos campos da saúde física e mental. Ajuda também a melhorar a comunicação verbal, a expressividade corporal e até no enfrentamento de sentimentos ruins como medo, solidão, mágoa, raiva e muitos outros.
É notório como o cinema usa a música como ferramenta eficiente! A trilha sonora de qualquer filme, série e até comercial de TV ou internet ocupa um espaço central na produção das tramas. Tudo para construir uma narrativa muitas vezes sem fala, para conduzir nossas emoções.
Os poderes infinitos da música
A música nos faz viajar por mundos desconhecidos e descobrir outras sensações e sentimentos nos levando a um estado de percepção e consciência mais elevada, equilibrado as emoções, harmonizando pensamentos e promovendo o autoconhecimento.
Nesse sentido a música e a arte desempenham um papel fundamental sociocultural, uma vez que, expressa através da sua melodia quem somos e como vivemos, imortalizando e preservando a nossa história.
Agora que você descobriu alguns benefícios da música será que dará mais espaço para ela na sua rotina? Esperamos que sim! Comente aqui no artigo o que você já sentiu de benefícios quando ouve uma música boa.
Se a sua praia é o acordeon, vai gostar de ler sobre suas origens e raízes culturais. Conheça aqui a importância e a história do Acordeon.