O universo da sanfona habita os sonhos de Bia Socek desde que ela contava apenas 10 anos de idade. Atualmente, somando 15 anos de carreira, a cantora e sanfoneira vem conquistando o Brasil com seu talento incomum, além de carisma, beleza e humildade.
Nascida e criada em Quitandinha, uma pequena cidade metropolitana de Curitiba, PR, ela já soma mais de 300 milhões de visualizações nos seus vídeos e mais de 2,8 milhões de seguidores nas redes sociais.
Num nicho artístico onde a maioria dos músicos são homens, fazer sucesso não é tão simples. De fato, somente com muita garra e competência uma mulher tão jovem poderia entrar nesse ramo e conquistar tantos fãs em tão pouco tempo.
Sucesso também nas redes sociais
Recentemente seus fãs montaram uma enquete pelas redes sociais perguntando quem era a melhor sanfoneira do Brasil. Bia Socek foi eleita e a notícia rendeu um total de 16 milhões de visualizações em apenas dois meses.
Sim, a jovem é um fenômeno. Mas, isso não é por acaso. Sua enorme paixão pela sanfona, seu talento incomum e um carisma excepcional em todos os momentos fazem o diferencial. Desde um simples vídeo, passando por uma roda de música entre amigos, até a um show com grande público – a artista envolve a todos com sua musicalidade e repertório incríveis.
Múltiplos talentos
Bia Socek é multi-instrumentista. Ela toca viola, violão, acordeon e ukulele. Com 15 anos de estrada já lançou 10 CDs gravados com recursos da própria família. Já vendeu mais de 14 mil cds, mas isso bem antes de se tornar famosa. Bem pequena e acompanhada da mãe, Bia Socek vendia seus CDs de mão em mão durante as festas regionais. Uma rotina que ela se acostumou a repetir todo final de semana, dos 10 aos 17 anos.
Em 2017 ela deu uma guinada profissional solo. Após contratar um novo empresário, Alexandre Peixoto, Bia Socek lançou sua carreira no mercado nacional. Colocou o pé na estrada e percorreu todo o Brasil com shows e apresentações em grandes eventos da música Brasileira.
O resultado não poderia ser outro: Conquistou os corações de imediato, se destacando pela musicalidade única por onde passou. O respeito dos artistas e o reconhecimento do público vieram de imediato, e hoje Bia Socek é sinônimo de simpatia, talento e beleza somados. principalmente na Região Sul do país.
Conheça melhor Bia Socek
Abaixo você vai ler uma pequena entrevista que a artista concedeu ao Jornal Online SOU CATARINA, que reproduzimos na íntegra.
Conheça um pouco mais sobre a artista, nesta entrevista exclusiva que a Bia Socek concedeu ao Sou Catarina!
SC – A gaita e a sanfona não são instrumentos que normalmente atraem as mulheres. Você no entanto, é talentosíssima. O que te encanta neste instrumento?
Bia Socek – A sonoridade, o quanto esse instrumento toca o coração das pessoas com qualquer solo que executa. Instrumento difícil também, me encantou (risos).
SC – Como você dá conta de uma intensa agenda de shows? Gosta dessa rotina?
Bia Socek – Nasci para fazer isso, acaba sendo uma diversão para mim, as vezes esqueço que estou trabalhando. As vezes cansa porque é muita estrada pra rodar. Na última viagem agora rodamos 7 mil km em 15 dias.
SC – Quando está de folga, o que gosta de fazer?
Bia Socek – Fazer meu marketing das redes sociais, planejar vídeos, lavar meu carro, ajudar a mãe em casa em serviço pesado.
SC – Quem são seus ídolos na música? Você busca inspiração em alguém?
Bia Socek – Pego um pouco de cada um e faço meu estilo; Os Serranos, Os Monarcas, Trio Parada Dura, Dominguinhos e por aí vai.
SC – Que conselho você pode dar para mulheres que como você, sonham em brilhar no cenário musical?
Bia Socek – Insistência, ensaio, dedicação 24h, saber fazer de tudo um pouco e ser humilde. Saber respeitar o espaço dos outros.
Paixão e persistência
Em um dos artigos recentes aqui no blog contamos a inspiradora história da Maria Clara, uma menina de apenas 6 anos que já toca sanfona e se apresenta em público. O caso dela é muito parecido ao de Bia Socek, que desde criança se dedica à prática de estudar e tocar sanfona.
Ambas as histórias ilustram o que a própria Bia Socek menciona no final da entrevista: “insistência, dedicação, ensaio…” são sacrifícios pagos para se dominar um instrumento.
Se você deseja aprender acordeon comece o quanto antes a aprender, mesmo online. Fale com a equipe do Apaixonados Por Acordeon e saiba que é possível realizar seu sonho.
__________
Crédito das imagens: acervo de Bia Socek