Você sabe qual é a forma de transformar você mesmo no seu melhor professor? Se a sua resposta foi não então tenho uma ótima notícia para você. Nesse artigo vou te contar o que você precisa fazer para que você mesmo seja o seu melhor mentor.

Então, indo direto ao ponto, para se tornar o seu melhor professor você precisa simplesmente usar o “Por Quê?”.

Sim, é simplesmente isso. Quando você passa a questionar o por quê das coisas, ou em outras palavras, qual é a motivação para que essa coisa aconteça você vai se estimular a procurar a resposta.

Aula de acordeon Rafa Vannazi aprender acordeonVeja um exemplo aplicado ao acordeon: “Por que, eu não consigo tocar no ritmo?”

Quando você se faz essa pergunta e é sincero na resposta, você se torna curioso, começa a fazer pesquisas e testes, o que vai melhorar exponencialmente o seu processo de aprendizado.

Podemos dizer que você possui todas as ferramentas para ser o seu melhor professor em qualquer assunto que se proponha a aprender, bastando apenas a desenvolver esse lado crítico.

Um outro exemplo que pode ser usado é o seguinte: “Por que eu não consigo tocar os baixos?”

Ao se fazer esse tipo de pergunta você vai ser capaz de identificar diversos motivos que são possíveis respostas ao seu questionamento. Podem surgir na sua cabeça coisas do tipo: Eu não consigo tocar os baixos porque eu acabei de estudar” ou “porque eu estou estudando pelo Youtube” ou até mesmo “porque eu não tenho um professor”.

Dessa maneira, ao fazer o questionamento inicial, você consegue elencar os motivos e assim agir sobre eles.

Cuidado para não colocar obstáculos em seu próprio caminho.

Muitas pessoas podem acabar fazendo um mau uso dessa estratégia de questionar o porquê das coisas para melhorar o aprendizado. Isso acontece quando, ao descobrirem os motivos acabam tornando-os obstáculos no seu processo e não solução.

Pense comigo, se uma pessoa não possui um dedo, ela pode pensar: “Ah, eu não vou ter aula porque sem um dedo eu não vou conseguir tocar”.

Esse é um dos maiores erros, aumentar o tamanho do problema e tomar isso como verdade. Em outras palavras, o que eu quero te dizer é que, ao descobrir as possíveis respostas ao seu questionamento inicial você não os trate como empecilhos.

Nesse exemplo, a pessoa poderia desistir do aprendizado do instrumento antes mesmo de saber que esse não é realmente um problema que a impediria, bastaria apenas fazer adaptações.

Por fim, reforço a ideia, busque o porquê das coisas, busque o porquê das coisas, se questione, investigue os motivos, vá atrás. Ao fazer isso tenho certeza que os seus resultados serão potencializados.

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