apaixonados-por-acordeon-rafael-vanazzi

Todo sanfoneiro que se preze, logo que começa a estudar esse instrumento musical, sonha em tocar a música Asa Branca.

Sucesso no mundo todo, a música Asa Branca composta por Luiz Gonzaga, é considerada o Hino Nordestino foi e ainda é um grande sucesso da música popular brasileira.

Essa música é um dos grandes legados Luiz Gonzaga que ficou conhecido como o Rei do Baião trazendo a alma do nordeste para todo o Brasil e para o mundo. 

Um dos maiores Sanfoneiros do Brasil, o cantor e compositor Luiz Gonzaga, ainda inspira milhares de músicos iniciantes e profissionais por esse mundão afora.

Se você é um apaixonado por música, vem com a gente conhecer a história inspiradora deste grande sanfoneiro que popularizou o forró, o baião, o xaxado e o xote.

O início da carreira

Por mais incrível que pareça, Luiz Gonzaga começou a sua carreira na cidade do Rio de Janeiro em 1939 quando resolveu deixar o exército.

Inspirado por um sanfoneiro e também soldado do Exército Domingos Ambrósio começou a tocar nas ruas do Rio de Janeiro para ganhar dinheiro.

Sempre de terno e gravata, suas apresentações ainda não eram cantadas, apenas fazia solos na sua sanfona com músicas de estilos que eram famosos na época.

Depois de conhecer um grupo de estudantes cearenses, em 1940, foi motivado a trocar as músicas dos sanfoneiros do sertão nordestino.

A partir desse momento trocou o terno e gravata pela roupa nordestina e ao participar do programa de calouros na rádio tocando a música “Vira e Mexe”, ganhou o prêmio de primeiro lugar.

Com essa virada de chave, a sua carreira começa a crescer até que em 1945 ao gravar a música “Mariquinha” junto com Saulo Augusto Silveira Oliveira foi convidado para gravar o seu primeiro disco.

Logo saiu em busca de um parceiro nordestino e encontrou Humberto Teixeira com quem compôs a música Asa Branca.

Sua música de versos simples falava da cultura nordestina ao som de uma boa sanfona, triângulo e zabumba.

Gonzagão e a música nordestina

Também conhecido como Gonzagão, Luiz Gonzaga, nasceu em 13 de dezembro no sertão de Pernambuco, na fazenda Caiçara, no município de Exu.

A história de vida sempre foi entrelaçada pela música.

Luiz, filho do sanfoneiro José Januário e de Ana Batista de Jesus, logo aprendeu a tocar com o seu pai e começou a animar as festas da região, o que desde cedo, desenvolveu o seu amor pela sanfona.

Luiz Gonzaga dedicou a sua carreira para promover a cultura nordestina colaborando para que a sua música fosse conhecida e reconhecida no Brasil e internacionalmente.

A sua obra e a sua carreira inspirou e inspira artistas de diferentes gerações ao popularizar os ritmos como baião, xaxado e o forró pé de serra.

Sem dúvida nenhuma um legado que aproxima o nordeste do resto do país e do mundo contando as dores e costumes do povo nordestino.

As suas composições e a sua forma de viver a sua música despertaram o valor de um povo castigado pela seca, mas com uma grande riqueza cultural.

A música nordestina reflete a diversidade cultural do povo brasileiro com a mistura de ritmos, cores e expressões.

A carreira  de Luiz Gonzaga marca a trajetória de um sanfoneiro incrível que através da sua arte engrandece o povo nordestino e a cultura do nosso país.

Por isso, no dia do seu aniversário, 13 de dezembro, é comemorado o dia nacional do forró.

Grandes sucesso de Luiz Gonzaga

A música Asa Branca em parceria com Humberto Teixeira é o maior sucesso de Luiz Gonzaga.

Para você ter uma ideia, em março deste ano de 2022, completou 75 anos e já foi gravada em mais de 10 idiomas diferentes.

No entanto, esse sanfoneiro e músico amado por todo o Brasil, lançou e emplacou muitas outras músicas de sucesso como: Luar do Sertão, ABC do Sertão, Xote das Meninas, Olha Pró Céu, Danado de Bom, Assum Preto entre outras.

Luiz Gonzaga e a música popular brasileira

Luiz Gonzaga é um grande colaborador da música popular brasileira servindo de inspiração para músicos iniciantes nesta apaixonante arte de tocar uma sanfona.

Sua música também influenciou a carreira de outros grandes sanfoneiros do Brasil como por exemplo, Dominguinhos e Sivuca.

Com certeza as suas composições  têm inspirado muitas pessoas a apreciar uma boa música e a vontade de aprender a tocar sanfona do jeito certo.

Se você sonha em ser um sanfoneiro de primeira, continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre a trajetória dos grandes sanfoneiros do Brasil até os dias de hoje.

É com muita honra que estamos homenageando esses grandes músicos que encantam e fortalecem a cultura do nosso país.

Aproveita e conta pra gente aqui nos comentários qual o seu sanfoneiro preferido.

Enquanto isso… Que tal aprender a tocar a música Asa Branca comigo?!

Clique aqui para assistir a aula gratuita no meu canal do Youtube.

Até Já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.