apaixonados-por-acordeon-rafael-vanazzi

Você já parou para pensar como a música causa um efeito transformador na vida das pessoas?

A música tem o poder de nos divertir, inspirar, emocionar e até acalmar em um dia estressante.

 A verdade é que não importa a sua preferência ou estilo musical , a música tem a habilidade de produzir uma série de benefícios para o relaxamento do corpo e da mente.

Se você for uma daquelas pessoas que escuta música todos os dias, com certeza tem montada uma playlist para cada fase da sua vida.

A música embeleza a nossa história, pois ativa e fortalece a memória criando conexão entre o passado, o presente e o futuro.

É a trilha para o nosso coração eternizando lembranças e encantando nossos sonhos.

Escutar uma boa música pode gerar uma sensação de paz, conforto e até transformar sentimentos negativos em positivos.  

E por isso, você deve e pode usar a música para conquistar mais leveza e saúde no seu dia a dia.

Afinal, a música tem sido uma grande aliada na Campanha do Setembro Amarelo através da musicoterapia no apoio apoio emocional a todas as pessoas que estão passando por momentos difíceis.

A música é capaz de salvar vidas ao promover a autoestima e a inclusão social.

Qual a importância da música na saúde mental?

É possível encontrar na música uma forma de equilibrar as emoções e melhorar o humor.

Você já reparou que dependendo do nosso estado emocional temos a tendência de  escolher uma música que esteja em sintonia com os nossos sentimentos?

E às vezes até colaboram para nos manter no estado de tristeza,  raiva ou euforia?

Entretanto, é natural e até comum usarmos a música para expressar os nossos sentimentos.

Por isso, uma forma de você usar a música para equilibrar a sua saúde mental é:

  1. Viver 100% a sua catarse, ou seja, extravasar seus sentimentos com a música.
  2. Depois da limpeza emocional, escolher uma música que te traga uma sensação de calma e esperança.

Desta forma, à medida que a música acalma a sua emoções a sua mente se torna mais positiva. 

O que é saúde mental?

Mas porque ser mais positivo e investir em equilibrar nossas emoções é tão importante?

Saúde mental é estar bem consigo mesmo e de bem com a vida. É um estado de bem-estar geral que se reflete em nossas ações , idéias e sentimentos.

Ter saúde mental é conseguir usar nossas capacidades para lidar e superar os desafios do dia a dia.

No entanto, não estamos bem o tempo todo, passamos por altos e baixos, e às vezes por momentos de dor e trauma.

Por isso, é essencial investir no autocuidado e não hesitar em pedir ajuda quando necessário.

Cuidar da saúde é a melhor forma de prevenção para que um momento difícil não nos faça adoecer.

Apesar da expressão “saúde mental” ainda ser um tabu, existem várias formas naturais e terapêuticas para nos ajudar a vencer os períodos de estresse, ansiedade e até uma depressão.

Como a música pode ajudar a restabelecer a saúde?

Não é de hoje que a música é utilizada como terapia para ajudar na recuperação de doenças e para tratar pacientes em situação de trauma ou luto.

A musicoterapia une a arte e a ciência para tratar e fornecer apoio emocional para pessoas que estão com a saúde comprometida.

É a  terapia do som , hoje reconhecida como profissão e muito utilizada por médicos, músicos e professores para promover o bem-estar, autoconhecimento e o aprendizado.

A música age em uma área do cérebro(neocórtex) responsável pela percepção sensorial, emoção e cognição,  e por isso, dependendo do estilo musical e do ritmo pode agir com um calmante para a mente.

Como por exemplo,  as músicas de 60bpm, que ajudam a reduzir a frequência cardíaca e baixar os níveis de estresse. 

Desta forma, a música é capaz de oferecer diversão ao mesmo tempo que equilibra as emoções e melhorar a qualidade de vida.

Os benefícios da música para o cérebro

Segundo a ciência, escutar uma boa música, faz com que o nosso cérebro a libere endorfina no organismo causando uma sensação de prazer e relaxamento.

Assim, não há como negar que a música tem o poder de nos ajudar  a transmutar sentimentos negativos como a raiva, o medo e a solidão.

Estudos já comprovam como a música atua em nosso cérebro e como podemos nos beneficiar de nos transportar para um estado mental mais saudável.

Confira abaixo 4 benefícios da música para a sua mente:

  • Alivia a ansiedade: uma boa maneira de tirar o foco dos problemas é escutar a sua música favorita e experimentar uma sensação de relaxamento e bem estar. Assim com mais calmos e com mais clareza mental conseguimos enxergar soluções.

 

  • Incentiva o autoconhecimento: a música pode nos ajudar a identificar e a entender melhor o nosso estado de espírito.  Escutar uma música que expresse tristeza ou revolta , por exemplo, pode nos ajudar a transmutar um sentimento similar. Equilibrar as emoções promove o autoconhecimento.

 

  • Aumenta a produtividade:  escutar uma música que te deixa mais relaxado e aliviar as tensões físicas e o estresse ajuda a melhorar a sua energia e a superar o cansaço físico e emocional. E se a mente está em paz, com certeza conseguimos ser mais produtivos.

 

  • Fortalece a  memória:  escutar  ou tocar uma música ajuda a estimular as funções cognitivas, aguça os sentidos e regula a temperatura , o apetite e o estado de ânimo.  Ativa o hipocampo e por isso fortalece a memória e facilita o aprendizado. 

Tocar um instrumento musical pode ajudar a salvar vidas

Se você já toca um instrumento musical, ou está pensando em aprender a tocar sanfona , também pode se beneficiar da música para manter e cuidar do seu bem-estar.

Tocar para um grupo de amigos ou para família ajuda a expressar as emoções, a melhorar os relacionamentos e  a desenvolver a criatividade na hora de criar melodias e até músicas com letras autorais.

É possível utilizar a música como uma missão de vida participando de projetos sociais como a Campanha do Setembro Amarelo para processar as suas emoções como também ajudar as pessoas que estão precisando de ajuda.

Saber tocar uma sanfona pode ser uma boa oportunidade de espalhar alegria e contribuir de forma mais ativa pelo bem-estar da sociedade.

Exemplos como Irmã Dulce, a santa sanfoneira  e do estudante de medicina que toca sanfona para animar pacientes nos inspiram a tocar música para salvar vidas..

Setembro Amarelo: Por que a música é tão eficaz para a saúde mental?Setembro Amarelo: seja também um apaixonado por essa causa

Por essa razão, o blog Apaixonados por Acordeon,  se dedica todos os dias à missão de divulgar todas as vantagens e benefícios de estudar música e de aprender a tocar uma sanfona de verdade.

Afinal, quem é um apaixonado por música é também a favor da vida.

No entanto, se você está passando por um momento difícil ou conhece alguém nesta situação, basta entrar em contato com a equipe de voluntários da CVV – Centro de Valorização da Vida pelo telefone 188. É gratuito.

Bora participar com a gente da Campanha do Setembro Amarelo? Compartilhe esse artigo com todas as pessoas que você conhece e abrace também essa causa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.